data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Inspirada em seus familiares que trabalham no fronte do combate à pandemia, a professora aposentada Élida Salete Costa, 67 anos, resolveu prestar uma homenagem a todos os profissionais que trabalham no Hospital Alcides Brum, que funciona como a ala Covid do Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo.
Governo vai propor retomada de aulas presenciais a partir de setembro
Com um carro de mensagem, Élida ficou no estacionamento do hospital, enquanto os profissionais agradeciam e acenavam das janelas. Embalada por canções como as do Rei Roberto Carlos e versões de músicas do grupo ABBA, a professora foi aplaudida ao declamar sua poesia, intitulada "Agonia do pago".
- Eu tinha que botar para fora a agonia que estava sentindo com a preocupação que eu sentia pelos meus familiares, que passaram esses últimos meses no fronte dessa pandemia. Então escrevi essa poesia - conta Élida.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
A professora tem quatro familiares que trabalham na área da saúde. Uma delas é a médica infectologista Jane Costa, conhecida por ser uma das profissionais que estão à frente do tratamento da Covid em Santa Maria.
- A área da saúde merece todas as homenagens, pois estão enfrentando tudo com muita garra. Fiz isso para dar uma força a eles e pretendo fazer o mesmo no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) - revela a professora.
VÍDEO: entenda como funciona o Programa Juro Zero Santa Maria
Ulisses Piccini, 49 anos, é porteiro do Hospital Alcides Brum e estava emocionado com a homenagem.
- É gratificante passar por esse momento. Ficamos sabendo que teria essa homenagem, mas mesmo assim me emocionei. É muito importante para os pacientes. Mas com tantos cuidados que devemos tomar, é importante saber que tem quem nos valorize - explica Piccini.
Sesc cria campanha para incentivar a doação de sangue no Hemocentro nesta sexta
A proprietária da empresa de telemensagem Emoções e Cia, Maria Angelina Ubal, ficou feliz em participar da ação promovida pela Élida.
- Foi lindo ver os profissionais da saúde emocionados com a homenagem. A pandemia reacendeu nas pessoas, o encanto pela telemensagem. Mas essa foi a primeira vez que fizemos algo em um hospital. Foi um ato de esperança para todos nós - diz emocionada.